Durante todo o evento:

Participação da Unidade Móvel Cultura e Educação
"Jogos, Dinâmicas e Atividades sobre Patrimônio em 6 Estações: engenho em movimento” 

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

A Unidade Móvel Cultura e Educação, carreta do Projeto USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU USP) levará jogos, dinâmicas e atividades educativas para a FLUSP 2023. Desenvolvidas pelo Engenho dos Erasmos, bem cultural de Santos (SP), as atividades incluem tour virtual por um sítio arqueológico com vestígios de um engenho de açúcar do Século XVI, oficina de observação de aves, biblioteca itinerante, exibição comentada de vídeo-documentário e um exclusivo Jogo das Profissões.  

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos contém a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro. Constitui complexo arquitetônico único, triplamente tombado. Trata-se de representante icônico da conexão étnico cultural ameríndio/europeia/africana, testemunho material do início da ocupação europeia no território americano e do contato do colonizador com indígenas e africanos escravizados, em princípios do século XVI.

O projeto “Jogos, Dinâmicas e Atividades sobre Patrimônio em 6 Estações: engenho em movimento” objetiva oferecer aos participantes uma vivência lúdica, dinâmica e interativa sobre temas ligados à conservação e preservação do patrimônio histórico-cultural e natural, através de atividades educativas teóricas e práticas. A unidade móvel é adaptada para temas ligados ao RESJE e seus aspectos socioambientais, arqueológicos, históricos e arquitetônicos.  

Link

Dia 1

  24 de agosto 

 Quinta-feira

10h00 -  "O Cavalinho Azul"
Contação de Histórias - Professoras Margarete e Magali

LOCAL: Espaço Primavera (E1) 

“O cavalinho azul” é uma história inspirada em uma peça teatral de mesmo nome escrita por Maria Clara Machado (1921-2001), atriz, escritora e dramaturga brasileira. As professoras Margarete Marchetti e Magali Bernardes Vargas de Lima trazem, por meio de personagens ilustrados por crianças de 5 e 6 anos, as aventuras de Vicente, que parte de sua casa para procurar seu companheiro cavalinho azul.

Margarete Marchetti: é pedagoga. Atua como professora da Creche e Pré-Escola São Carlos USP.

Magali Bernardes Vargas de Lima é pedagoga (UFSCar), Mestra em Educação Escolar (UNESP - Araraquara). Atua como professora da Creche e Pré-escola São Carlos USP desde 2011. Atualmente é Coordenadora de Módulo.


Instagram

13h00 - Coral USP São Carlos
Apresentação Musical

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Repertório Brasileiro 

14h00 - Vladimir Safatle
Palestra sobre o livro: “Em um com o impulso” 

Mediador: Ruy Sardinha

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1 

Em Breve

16h00 -  Dina Lida Kinoshita e Mirlene Simões Severo
Bate-Papo: Mulheres na ciência e na política  

Mediadora: Stela Martins

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Dina Lida Kinoshita: Professora Doutora aposentada do  IF‐USP, Especialista  em  Problemas Globais  pelo  Instituto  de  Ciências  Sociais  (atual  Fundação  Gorbachev),  Moscou,  URSS,  1989.  Entre  1996  a  2016  foi  membro  titular  da  Cátedra Unesco  de  Educação  para  a  Paz,  Direitos  Humanos,  Democracia  e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados da USP. Publicou mais de uma  centena  de  artigos  científicos  em  jornais,  revistas  e  livros.  Em  destaque: “Mario Schenberg – O Cientista e o Político”  (2014),“Um Tijolo para uma Construção  Grandiosa  (2020)  e  mais  dois  livros  aguardando  publicação. Participou e apresentou muitos trabalhos em Congressos nas áreas de Física e Ciências Sociais, no Brasil e no Exterior.

Mirlena Simões Severo: Possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara.  É membro do Comitê de Pesquisa Gênero e Sexualidade (2021-atual) da Sociedade Brasileira de Sociologia. É docente da UNESP/FCLAr (2022-atual) e professora orientadora convidada na Fundação Memorial da América Latina (2023). É autora de livros, capítulos de livros e coordenadora de publicações diversas. É Secretária Regional São Paulo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (2023-2025). Atua nas seguintes temáticas: mulheres jovens, direitos humanos e mulheres.

Stela Martins: graduada em Comunicação Social com especialização em jornalismo e pós-graduação em Gestão Pública e Economia. Trabalhou como repórter, apresentadora, produtora, editora nas principais emissoras de TV do país. Especializou-se nas editorias de economia, saúde e política. Foi responsável pelo departamento de jornalismo na primeira equipe da TV Educativa de São Carlos. Editora chefe em jornais impressos. Editora e apresentadora de programa jornalístico da rádio UFSCar. Como assessora de imprensa atuou na Reitoria da UFSCar, Prefeitura de São Carlos, Pré e Campeonato Mundial de Balonismo, em campanhas políticas, na Eixo Concessionária de Rodovias, AEASC – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos, entre outros. Trabalhou na assessoria de imprensa, pesquisa e autoria de texto no livro e videodocumentário MULHERES NA CIÊNCIA em São Carlos/SP - reflexões, trajetórias e histórias.


InstagramInstagram

18h00  - Salsaria:  "Una pitada de Salsa"
Música latina

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

A banda Salsaria apresenta ao público uma viagem pelos ritmos tradicionais da música Latina como o son, merengue, cha cha cha, bolero, guajira, salsa, rumba e manbo, através de uma formação inusitada que conta com a viola caipira de 10 cordas e o violão de aço no lugar do tradicional instrumento cubano “Tres”, o que dá a banda uma sonoridade toda especial.



YouTube

20h00 - Rita von Hunty

Palestra: "Leitura e  Resistência" 

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em Artes Cênicas (UNIRIO) e Língua e Literatura Inglesa (USP), Rita conduz, por meio dos Estudos Culturais, discussões de temas sociais com horizonte emancipatório radical. Ela tem atuado no cinema, no teatro, na TV e no Youtube, além de seus trabalhos como colunista na Carta Capital e vídeo colunista em uma série de outros meios. Como professora convidada ou palestrante, Rita já esteve presente em muitos espaços importantes para as lutas sociais, de sindicatos e escolas públicas à universidades tanto no Brasil quanto no exterior. 

Nesta palestra, Rita caminhará pela produção de autoras e intelectuais que refletiram e produziram sobre o poder de resistência na leitura. A Finalidade é produzir no e com o público, a percepção da necessidade de expressão das minorias, a potência de suas contribuições na luta contra a opressão e para a democracia, além de instigar o desejo radical de também nos vermos como produtores de futuros (im)possíveis.

YouTubeInstagram

Dia 2

  25 de agosto  

Sexta-feira

12h00 - Gaperia  CAASO
Apresentação Musical

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

“A Gaperia é uma bateria universitária, ou seja, uma versão menor de uma escola de samba dentro da universidade, que tem como principais missões incentivar a musicalidade nos alunos ao animar as torcidas dos jogos universitários, competir em torneios de baterias, fazer apresentações musicais e participar de eventos sociais e de integração. A apresentação na Festa do Livro será uma demonstração do que fazemos de melhor: animar e torcer muito, mostrando o orgulho de ser CAASO, com muita descontração, raça e amor” 

Instagram

13h00 - Estação do Circo:  "Pocket Show"
Espetáculo Circense

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Fundado em 2006 pelo ator e circense Ricardo Fruque, o grupo Estação do Circo, trabalha utilizando-se do desenvolvimento de uma linguagem própria com a fusão das artes cênicas, mesclando a linguagem da ginástica rítmica e artística, da dança, da música, do teatro e do circo.

“Pocket Show” é um espetáculo vigoroso e dinâmico que une números circenses a interações diretas com o público, combinando a linguagem do circo novo com técnicas de circo tradicional e reprises de palhaços. O objetivo maior desse espetáculo é levar ao público sensações diversas em seus diferentes números, levando a magia lúdica, vigorosa e dinâmica do circo tanto para espaços alternativos como para palcos.

Instagram

14h00 - Daniela Perutti e Joana D´Arc   
Bate-Papo sobre o livro: Tecer Amizade, Habitar o Deserto: território e política no quilombo Família Magalhães (Livro Edusp) e o tema: "Casa e quintais negros como espaços de aquilobamento".

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Daniella Perutti:  é antropóloga e atua há 19 anos com pesquisa e assessoria técnica junto a comunidades quilombolas no Brasil. Fez seu doutorado em antropologia na Universidade de São Paulo, onde pesquisou território e política entre quilombolas de Goiás. A pesquisa foi o primeiro passo para a publicação do livro: Tecer amizade, habitar o deserto: território e política no quilombo Família Magalhães. Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Comissão Pró-Índio de São Paulo (cpisp.org.br) e integra o projeto de pesquisa Métis: Artes e semânticas da criação e da memória - USP/UFSCar (FAPESP). Também faz parte do NuAP (Núcleo de Antropologia da Política – nuap.etc.br) e do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades).

Joana D'Arc: é Cientista Social pela Unesp-Araraquara. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santo Amaro. Pós-doutoranda em Arquitetura e Urbansimo na FAU/USP sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Castilho Barone com o Projeto Territórios Negros Urbanos e Diáspora: conexões Brasil Angola. Atuou como Professora MSIII no IAU-USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) onde desenvolveu o Projeto de Pós-doutorado Patrimônio Cultural Afrobrasileiro: Casas e Quintais Negros Urbanos como Espaços de Resistências sob a supervisão da Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos. É autora do Livro: "Da Senzala para onde? Negros e negras no Pós-Abolição em São Carlos" (1880-1910) publicado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos em 2018 e finalista no Prêmio Anparq 2020. Atua no IAU-USP, desde 2016 como Professora Colaboradora Voluntária em disciplinas de graduação e pós-graduação. Seus temas de atuação são: Cidades, Gênero, Territórios Negros, História da Arquitetura e do Urbanismo, Arquiteturas Africanas e Afro-brasileiras, Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. Tem experiência em gestão cultural e produção artística, atuou como Chefe da Seção de Museologia e Assessora Cultural por seis anos na Coordenadoria de Artes e Cultura do município de São Carlos - SP onde coordenou o projeto "Histórias e Memórias da População Negra em São Carlos". 

InstagramLinkedIn

16h00 -  Paulo Moreira e Monge  Han
Bate-papo: "Espelhos da Sociedade: Reflexões Culturais e Sociais nos Quadrinhos" 

Mediadora: Estela Maris

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Paulo Moreira:  é ilustrador e quadrinista paraibano, e entrou no mundo dos quadrinhos em 2016 fazendo tirinhas de humor na internet. Em 2017, lançou de forma independente sua primeira HQ, Operação Dragão Negro, publicada posteriormente em e-book pela Conrad Editora. Parte de suas tirinhas estão compiladas nos livros independentes Mar menino, Mar minha gente e Ana, Mosquinha e Lagatixinha, e seu trabalho mais recente, Bom dia Socorro, foi publicado em formato físico pela Conrad em 2022. Atualmente, posta outras tirinhas e ilustrações em suas redes.

Monge Han: Monge Han é ilustrador asiático-brasileiro descendente de coreanos. Busca o desenvolvimento de uma linguagem própria na arte e no desenho, para que o trabalho seja sempre seu reflexo e um veículo para entender-se melhor como artista e pessoa racializada. Seus trabalhos permeiam narrativas autobiográficas, histórias ficcionais influenciadas por quadrinhos leste-asiáticos e tirinhas existenciais e humorísticas. É autor de Vozes Amarelas, publicado pela HarperCollins Brasil em 2023, que reúne trabalhos prévios e inéditos sobre amarelitude.

InstagramInstagramTwitterTwitter

18h00 - Nara Dom: " Soul e Música Preta Brasileira"
Apresentação Musical

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

“Soul & Samba e mpb”? Sim. Ela é.

Nara Dom é a linguagem de um soul e do samba moderno e com toque da MPB, feito com muita personalidade e diversas influências. A cantora apresenta um repertório que reúne músicas autorais e de grandes artistas da música nacional e internacional da Soul Music.

Por meio de uma interpretação com raízes na black music, através da voz grave e encorpada, Nara Dom revela um canto carregado de melismas, improvisos e swing - Tem como referências sonoras as rainhas do samba, como Dona Ivone Lara, Alcione e Beth Carvalho. Já no R&B as referências são as divas internacionais como Aretha Franklin, Sharon Jones e Nina Simone.

Instagram

20h00 - Franklin Martins
Palestra: "A música popular conta a história do Império" 

Mediador: Pedro Varoni

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Franklin Martins, 75 anos, jornalista, trabalhou em alguns dos mais importantes órgãos de comunicação do país, como o Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S. Paulo, o Jornal de Brasília, a revista Época, as rádios CBN e Bandeirantes, o SBT, a TV Globo e a TV Bandeirantes.  Durante a ditadura militar, foi um dos principais dirigentes do movimento estudantil brasileiro em 1968. Participou ativamente da luta pela redemocratização do país, vivendo cinco anos e meio na clandestinidade e cinco anos e meio no exílio. Tem vários livros publicados, entre eles “Jornalismo Político” (2005) e a trilogia “Quem foi que inventou o Brasil? – a música popular conta a história da República” (2015). Está lançando agora o “Volume Zero”, que recuperou cerca de 300 músicas sobre política nos tempos do Império. Em 2013, ganhou o Prêmio de Melhor Documentário Jornalístico de Televisão da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela série “Presidentes africanos”. De 2007 a 2010, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 

Dia 3

26 de agosto 

Sábado

10h00 - Prof. Ilana: "Clô, a bactéria"

Contação de Histórias

LOCAL: Espaço primavera (E1) 

Ilana Camargo é  Farmacêutica Bioquímica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Biociências aplicadas a Farmácia pela Universidade de São Paulo. Possuindo um currículo vasto e especializado, Ilana leva conhecimento sobre microbiologia para as crianças desde 2022, quando publicou dois livros infantis: "Clô, a bactéria"; e "Biofilmes e a aventura de uma bactéria".

InstagramLink

11h00 - Luís Eduardo Anelli e Celina Bodenmuller
"Brasil dos Dinossauros"

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Vamos conhecer os dinossauros que viveram no Brasil, incluindo os mais antigos já descobertos no mundo. Dentro das 54 espécies conhecidas estão caçadores gigantes com 14 metros de comprimento, micro dinossauros emplumados, e aqueles que sobreviveram até os últimos minutos da era mesozoica quando o imenso asteroide aterrizou sobre a Terra. Também veremos réplicas dos crânios de vários dinossauros, do esqueleto do primeiro dinossauro voador, de um ovo e muitas outras marcas deixadas por esses incríveis animais. 

Luiz Eduardo Anelli: Biólogo, paleontólogo, escritor, professor do Instituto de Geociências da USP e atual diretor da Estação Ciência da USP. Em parceria com a editora Peirópolis e Edusp escreveu diversos livros sobre os dinossauros que viveram no Brasil. Em 2018 foi vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infanto-Juvenil.

Celina Bodenmuller: autora de vários livros de ficção e não ficção para leitores infantis e juvenis. Alguns de seus livros foram selecionados para o PNLD-Programa Nacional do Livro Didático, para os projetos Minha Biblioteca e Leituraço da cidade de São Paulo, entre outros. Teve título selecionado para representar o Brasil na Feira Internacional de Bolonha, na Itália. Em 2021 venceu na categoria de reconto pela Associação dos Escritores de Literatura Infanto-juvenil com livro também escolhido para integrar o acervo da biblioteca de língua portuguesa da ONU-Organização das Nações Unidas. Seus livros são adotados em escolas brasileiras e norte-americanas, onde a língua portuguesa é estudada como segundo idioma e língua de herança.

InstagramInstagramInstagram

12h30 -  GRISWOLDS: PUNKIDZ
Espetáculo Punk Rock de trilha de filmes da Disney

Show Musical

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Griswolds é uma banda brasileira surgida em 2011 e fundada por Fernando Lazzari, Eduardo Nakagawa e Alexandre Lazzari, em Jaú, interior do estado de São Paulo. O principal enfoque da banda é a releitura de temas de filmes injetando no som doses de Rock, bem como elementos de outros gêneros similares, em especial o Punk Rock. O grupo projeta fragmentos marcantes desses filmes junto de suas releituras musicais em telões ou TV's, transformando a banda, além da música, num espectáculo áudio-visual.

No projeto Punkidz, o trio executa trilhas de desenhos animados (classificação livre) com versões em português, presentes em seu quinto álbum, complementando o repertório com trilhas de animações de todas as épocas e de diferentes estúdios. 

InstagramLinkSpotify

14h00 - Companhia Delas: "Apresentando Mary Anning"
Espetáculo Teatral

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1


Elas são atrizes e se conheceram no Teatro Escola Célia Helena. Quando se formaram, em 2001, decidiram criar uma companhia para fazer teatro do jeito delas, e, ao longo dos anos vêm descobrindo, afinal, que jeito é  esse, produzindo, idealizando e coordenando todo o processo de criação de seus trabalhos. Atualmente, a Companhia Delas é  um grupo de produção e pesquisa de conteúdo nas áreas do teatro, internet e áudio, com 12 espetáculos em seu repertório e 21 anos de atuação. A Companhia acumula 14 indicações e 7 prêmios, entre eles: APCA, Shell, PANAMCO, Coca-Cola FEMSA, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. 

Neste espetáculo, três cientistas apaixonadas por paleontologia e grandes admiradoras de Mary Anning, contam sua história às crianças. Mary foi uma famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. De família pobre, Mary começou a trabalhar com apenas 12 anos. Ela sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros!). Sua vida reúne uma série de peripécias digna de um conto de fadas, com o adendo de que, nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação!

YouTubeInstagramLinkLinkSpotify

16h00 - Leonardo Sakamoto
Palestra: "Escravidão contemporânea"  Mediador: Guilherme Sipahi 

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1 

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. É professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL. Foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Também foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É autor de livros como "Escravidão Contemporânea" (2020) e “O que aprendi sendo xingado na internet” (2016).

18h30 - Big Boom Orchestra
Apresentação musical de clássicos de BigBands

LOCAL: Tenda cultural e vão do E1

Trazendo um repertório contagiante, original das grandes bandas de "swing", que marcaram época na rádio e nos bailes do Brasil, a B.B.O. convida o público a um passeio pelos vários estilos e performances de Big Bands. Com uma pitada de nostalgia, o grupo se apresenta com repertório variado contemplando os clássicos de Benny Goodman, Stan Kenton, Buddy Rich, Maynard Ferguson, e entre outros. Os convidados reconhecerão temas que marcaram gerações de ouvintes e poderão conhecer um pouco mais sobre essa formação e sua importância na trajetória da música instrumental.

Com a direção artística de Glauber A. L. Santiago e produção de Paulo Sprovieri, a B.B.O. conta com cerca de 20 músicos e traz um show recheado de muita  música de qualidade, tornando-se assim garantia de entretenimento e promoção cultural.

Facebook

© 2023 - Todos os direitos reservados.

Editoras interessadas, entrem em contato com a Diretoria Comercial da Edusp: diretoriacomercial.edusp@usp.br